9 passos essenciais para se tornar um cabeleireiro de sucesso ( o 9 é um dos mais importantes)

9 passos essenciais para se tornar um cabeleireiro de sucesso ( o 9 é um dos mais importantes)

Para ser um cabeleireiro de sucesso,  esforço e dedicação são elementos fundamentais para crescermos na profissão. Algumas pessoas já nascem com o dom de conseguir cuidar da beleza de outras pessoas, tendo sensibilidade para entender o que elas querem e conseguir traduzir isso na hora de fazer os cabelos.
Atualmente, ser um bom cabeleireiro, reconhecido pelos clientes, não é tão simples. O mercado atual é muito competitivo e só há espaço para os melhores brilharem. Por isso, deixo aqui 9 passos que considero fundamentais para quem quer trilhar este caminho.

1. Conheça a ti mesmo: quem se reconhece, tanto nas qualidades, quanto nos defeitos, sabe usar o melhor de sua personalidade para conseguir o que quer e agradar aos clientes. Conheça suas qualidades e as use a seu favor. Domine os seus defeitos, saiba como lidar com eles. Antes de ser um excelente profissional, você precisa ser uma excelente pessoa. (Em qualquer profissão)
2. Seja humilde: muitos profissionais com talento acabam saindo do mercado por acharem que já sabem tudo e, conseqüentemente, cometerem erros ou estagnarem. Escute os outros, aprenda, estude bastante, pesquise, troque experiências, dedique-se sempre em se atualizar não só sobre sua profissão, mas também sobre o que ocorre no mundo.
3. Trate muito bem a todos: obviamente vale para os clientes que devem ser muito bem tratados, respeitados, cortejados. Mas também para outras pessoas que podem ser potenciais clientes. Enfim trate bem clientes e seus acompanhantes ou famílias.
4. Faça bons cursos: não procure apenas pelo diploma ou certificado provando que você completou o curso. Escolha cursos que realmente ofereçam novidades e exijam de você. Em breve lançarei cursos que podem somar muito ao seu aprendizado. Fique ligado!
5. Pratique: pratique muito. Não importa quem seja, trabalhe cabelos sempre que puder pois é assim que você pegará o jeito, terá intimidade para se arriscar, saberá lidar com os mais diferentes casos. Vale chamar os parentes, o vizinhos, sua comunidade, como fiz há quase 10 anos. Todo mundo vai gostar de ter um cabeleireiro a disposição mesmo que estejam sendo cobaias para seus testes.
6. Aprenda a ser um psicólogo: não adianta, todo cabeleireiro acaba se transformando em psicólogo. Mas entenda: seu papel não é analisar o cliente. Apenas ouça. Muitas vezes é isso que as pessoas precisam, de alguém que as ouça. Não fale sobre assuntos polêmicos, não entre em conflito. Tudo o que você disser deve ser dito com otimismo, para levantar o astral do cliente. Seja positivo, transmita energia e o cliente sempre vai querer voltar por sua alegria e energia positiva. Atenção: o sigilo sobre o que o cliente falou é total e absoluto.
7. Seja um empresário: não importa se você já tem o seu próprio salão ou está apenas começando na profissão, pense sempre como um empresário. Você é sua empresa e por isso precisa pensar no marketing, na publicidade, na execução, na qualidade, em novos investimentos. Pense em todos os setores, inclusive o financeiro, para administrar você mesmo como profissional.
8. Seja perfeccionista: sim, isso fará você melhorar sempre. Observe em que ponto está errando e descubra como melhorar nisso. Cobre resultados e crescimento de você mesmo e da equipe se for o caso. Sempre determine objetivos e metas, como a prospecção de clientes e cotas de vendas.
9. Seja profissional: Ser profissional é trabalhar com ética, com vontade e sobretudo com excelência. Faça de sua cadeira um local de excelência, com os melhores resultados e experiências. Você conquistará colaboradores e clientes.

Share post: